quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Verbo- Sorrir

# paradigma: rir (irregular)
Formas Nominais:
infinitivo: sorrir
gerúndio: sorrindo
particípio: sorrido


Presente do Indicativo
eu sorrio
tu sorris
ele sorri
nós sorrimos
vós sorrides
eles sorriem
Imperfeito do Indicativo
eu tinha
tu tinhas
ele tinha
nós tínhamos
vós tínheis
eles tinham
Perfeito do Indicativo
eu sorria
tu sorrias
ele sorria
nós sorríamos
vós sorríeis
eles sorriam
Mais-que-perfeito do Indicativo
eu sorri
tu sorriste
ele sorriu
nós sorrimos
vós sorristes
eles sorriram
Futuro do Pretérito do Indicativo
eu sorriria
tu sorririas
ele sorriria
nós sorriríamos
vós sorriríeis
eles sorririam
Futuro do Presente do Indicativo
eu sorrirei
tu sorrirás
ele sorrirá
nós sorriremos
vós sorrireis
eles sorrirão
Presente do Subjuntivo
que eu sorria
que tu sorrias
que ele sorria
que nós sorriamos
que vós sorriais
que eles sorriam
Imperfeito do Subjuntivo
se eu sorrisse
se tu sorrisses
se ele sorrisse
se nós sorríssemos
se vós sorrísseis
se eles sorrissem
Futuro do Subjuntivo
quando eu sorrir
quando tu sorrires
quando ele sorrir
quando nós sorrirmos
quando vós sorrirdes
quando eles sorrirem
Imperativo Afirmativo
sorri tu
sorria ele
sorriamos nós
sorride vós
sorriam eles
Imperativo Negativo
não sorrias tu
não sorria ele
não sorriamos nós
não sorriais vós
não sorriam eles
Infinitivo Pessoal
por sorrir eu
por sorrires tu
por sorrir ele
por sorrirmos nós
por sorrirdes vós
por sorrirem eles

Nenhum comentário:

Postar um comentário